O humorista angolano Gilmário Vemba revelou, este domingo, que foi impedido de entrar em Moçambique, tal como os humoristas Hugo Sousa (Portugal) e Murilo Couto (Brasil), com quem se preparava para subir ao palco na cidade de Maputo. O espetáculo previsto para essa noite, no Centro Cultural Moçambique-China, foi oficialmente cancelado.
A informação foi avançada pelo próprio Gilmário Vemba, através de um direto na sua conta de Instagram, feita a partir do aeroporto internacional de Maputo, onde os três artistas se encontravam retidos desde as 14h locais (13h em Lisboa). “Infelizmente, não vamos conseguir fazer o espetáculo”, disse, visivelmente desanimado. “Estamos impedidos de entrar no país pelas autoridades, mas até agora não sabemos o motivo”.
De acordo com o humorista angolano, os bilhetes já estão a ser reembolsados, numa tentativa de mitigar a desilusão do público moçambicano. A agência Lusa contactou o Serviço Nacional de Migração (Senami), mas até ao momento não foi obtida qualquer justificação oficial para o sucedido.